Uma senhora estava com problemas durante o parto e, já meia morta, recebeu, das mãos de Santa Coleta, o sinal da cruz em sua fronte. Os olhos da mulher agonizante tremularam abertos e ela recobrou a consciência. Irmã Coleta ajoelhou-se ante o Santíssimo Sacramento enquanto o parto prosseguia. Dali a pouco, nasce, em perfeita saúde, uma linda menininha.
Foi este milagre que deu origem ao culto de Santa Coleta como protetora das mães parturientes, que cresceu continuamente e dura até hoje. Há uma especial devoção de pedir às religiosas de clausura para ajudar as mães em trabalho de parto, ou para interceder por casais sem filhos para que sejam abençoados com uma família. A pequena menina nascida de pais idosos em Corbie, que quis ser uma virgem consagrada ao uso do hábito franciscano, continua mostrando a sua compaixão para com aqueles chamados a um estado de vida diferente. Em outra ocasião levaram à Coleta um bebê que havia morrido durante o parto. A Santa Madre entregou ao pai o seu próprio véu para que envolvesse a criança e a levasse para ser batizada. Eis que a criança voltou a vida! No Mosteiro de Gand, na Bélgica, preserva-se este véu usado por Coleta, onde mães parturientes se reúnem para terem o privilégio de tê-lo posto sobre suas cabeças, pedindo-lhe sua intercessão.
Oração para os pais que desejam um filho
Senhor Deus Mestre da Vida, dignai-Vos, na Vossa misericórdia, inclinar Vossa ternura sobre os casais e conceder-lhes, por intercessão de Santa Coleta, um filho, fruto abençoado do Vosso amor e dom da Vossa graça. Concedei-lhes para que seu filho seja testemunha do Vosso amor. Pai, Fonte da Vida, por Jesus Cristo, Vosso Filho, nosso Senhor. Amém!
Oração para as mães que esperam um filho
Santa Coleta, tu que, durante a tua vida, tantas vezes manifestaste um coração materno às mães que esperam um filho, ouve a nossa oração.
Santa Coleta que, por tua intercessão, Deus Pai Criador, Fonte da vida, Fonte de toda maternidade e paternidade, envolva com a sua ternura os filhos que devem nascer.
Santa Coleta, zelai pelo nascimento e crescimento destas crianças. Que a sua inteligência progrida continuamente na descoberta da Verdade. Que os seus olhos se abram à luz de Jesus Cristo e nunca se fechem sobre a miséria dos homens. Que os seus ouvidos permaneçam atentos à chamada de todos os seus irmãos. Que suas mãos nunca se fechem sobre os bens deste mundo, mas saibam partilhar sempre.
Santa Coleta, dai aos pais a coragem de abrir o coração dos filhos aos dons de Deus, à luz do Evangelho, ao amor dos outros e aos tesouros do Espírito, agora e para a vida eterna. Amém!
Oração para um bom parto
Ó Santa e gloriosa virgem Coleta, pelo ardente amor e fervorosa devoção que abrasava o teu coração diante do mistério da Encarnação e Nascimento de Jesus, pelas graças maravilhosas com que o Senhor vos enriqueceu, em virtude da Sua concepção e nascimento, pela amável e calorosa ternura que tiveste à sua Sagrada Família, porquanto como que transformada em Jesus Cristo por verdadeiro amor e participação nos seus sofrimentos de Criança e na sua pobreza, alcança-me d’Ele a graça de serem atendidos os meus pedidos, o que espero por tua valiosa intercessão. Amém. (Pede-se a graça de um bom parto!)
Santa Madre Coleta, rogai por nós!