A dúvida de Tomé

“Tomé interpreta-se abismo, porque, duvidando, conheceu mais profundamente e ficou mais firme. ” (Santo Antônio de Pádua)


Dos “Sermões” de Santo Antônio de Pádua


Tomé, porém, um dos doze, que se chama Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Mas ele disse-lhes: “Se não vir nas suas mãos a abertura dos cravos, e não meter o meu dedo no lu­ gar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, não cre­rei”. Tomé interpreta-se abismo, porque, duvidando, conheceu mais profundamente e ficou mais firme. Dídimo, em grego, quer dizer gêmeo, porque duvidoso. Nilo foi por acaso, mas por disposi­ção divina, que Tomé faltou e não acreditou no que ouvia. Ó divina disposição, ó piedosa dúvida do discípulo! “Se não vir nas suas mãos…” Desejava ver o tabernáculo de David reedificado, porque caíra. Dele diz o Senhor no profeta Amós: “Naquele dia levantarei o tabernáculo de David, que caiu, e repararei as bre­chas dos seus muros.”

Por David, que se interpreta forte de mão, entende-se a di­vindade; pelo tabernáculo, o corpo do mesmo Cristo no qual, como em tabernáculo, esteve a divindade. Esse tabernáculo caiu por sua morte e Paixão. Pelas brechas dos muros entendem-se as chagas das mãos, dos pés e do lado. O Senhor reparou-as na sua Ressurreição. Delas diz Tomé: Se não vir nas suas mãos… O piedoso Senhor não quis deixar perplexo o discípulo que duvi­dava piedosamente, porque havia de ser vaso de eleição; miseri­cordiosamente lhe tirou todas as trevas da dúvida, como a Saulo tirou a cegueira da infidelidade.

Com isto está de perfeito acordo o que se lê nos Atos dos Apóstolos, onde diz Ananias: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espitito Santo. E imediata­ mente lhe caíram dos olhos umas como escamas, e recuperou a vista; e levantando-se foi baptizado. E depois que tomou alimento recuperou as forças. Foi cumprida a profecia de Isaías: O lobo estará com o cordeiro, ou seja, Saulo com Ananias, que se in­terpreta “ovelha”. O corpo da serpente é coberto de escamas. Os judeus são serpentes e raça de víboras; Saulo tendo seguido a sua perfidia, cobrira como que os olhos do coração com pele de serpente, mas uma vez caídas as escamas, por mão de Ananias, mostra-se pelo rosto que recebeu luz no espfrito; Também, por mão de Ananias, isto é, de Jesus Cristo, que foi conduzido ao ma­ tadouro como se fora ovelha, caíram as escamas da dúvida dos olhos de Tomé, e recuperou a visão da fé.


(Sermão da 8ª da Páscoa)