“Eis que se humilha diariamente, como quando veio do trono real (Sb 18, 15) ao útero da Virgem; vem diariamente a nós ele mesmo aparecendo humilde; desce todos os dias do seio do Pai (cfr. Jo 6,38; 1,18) sobre o altar nas mãos do sacerdote”. (Seráfico Pai São Francisco)
Das Admoestações do Seráfico Pai São Francisco
Diz o Senhor Jesus a seus discípulos: Eu sou caminho, verdade e vida; ninguém vai ao Pai se não por mim. Se conhecesses a mim, também conheceríeis certamente meu Pai; e desde agora o conheceis e o vistes. Diz-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e basta para nós. Diz-lhe Jesus: Tanto tempo estou convosco e não me conhecestes? Filipe, quem me vê, vê também meu Pai (cf. Jo 14,6-9). O Pai habita a luz inacessível (cf. 1Tm 6,16), e Deus é espírito (Jo 4,24), e a Deus nunca ninguém viu (Jo 1,18). Por isso não pode ser visto senão em espírito, porque é o espírito que vivifica; a carne não adianta nada (Jo 6,64). Mas nem o Filho, no que é igual ao Pai, é visto por alguém diferentemente do Pai, diferentemente do Espírito Santo.
Por isso todos os que viram o Senhor Jesus segundo a humanidade e não viram e creram segundo o espírito e a divindade que Ele era o verdadeiro Filho de Deus, foram condenados; assim também agora todos os que vêm o Sacramento que se consagra pelas palavras do Senhor sobre o altar por mão do sacerdote na forma de pão e vinho, e não vêem e crêem segundo o espírito e a divindade, que é verdadeiramente o Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, foram condenados, pelo testemunho do próprio Altíssimo, que diz: Este é meu corpo e meu sangue do Novo Testamento [que será derramado por muitos] (Mc 14,22,24) e: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna (cf. Jo 6,55).
Por isso o espírito do Senhor, que mora em seus fiéis, é quem recebe o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. Todos os outros, que não têm o mesmo espírito e presumem recebê-lo, comem e bebem a própria condenação (cfr. 1Cor 11,29). Por isso: Filhos dos homens, até quando tereis um coração pesado? (Sl 4,3). Por que não conheceis a verdade e credes no Filho de Deus? (cfr. Jo 9,35). Eis que se humilha diariamente, como quando veio do trono real (Sb 18, 15) ao útero da Virgem; vem diariamente a nós ele mesmo aparecendo humilde; desce todos os dias do seio do Pai (cfr. Jo 6,38; 1,18) sobre o altar nas mãos do sacerdote. E como se mostrou aos santos apóstolos em carne verdadeira, assim também a nós agora no Pão Sagrado. E como eles com a visão de sua carne só viam a carne d’Ele, mas criam que era Deus contemplando com olhos espirituais; assim também nós, vendo o pão e o vinho com os olhos corporais, vejamos e creiamos firmemente que é seu Santíssimo Corpo e Sangue vivo e verdadeiro. E desse modo o Senhor está sempre com os seus fiéis, como ele mesmo diz: Eis que estou convosco até a consumação do século (cf. Mt 28,20).