Quaresma de São Miguel Arcanjo

“Devemos honrar de maneira toda especial São Miguel, porque é encarregado de apresentar as almas ao julgamento” (Seráfico Pai Francisco)


A quaresma de São Miguel é uma devoção privada, de origem franciscana, onde os fiéis que a praticam são livres para adotar as orações de sua preferência. Por costume ela inicia-se em 15 de agosto e é rezada diariamente até o dia 29 de setembro, festa do Arcanjo. Uma vela benta, a prática de alguma penitência especial, são também muito utilizadas.

(Segue um arquivo PDF com algumas sugestões de orações: Quaresma S. Miguel)

“… Muitas vezes [Francisco] dizia que devemos honrar de maneira toda especial São Miguel, porque é encarregado de apresentar as almas ao julgamento. Em honra de São Miguel, fazia uma quaresma de jejuns desde a Festa da Assunção até a própria festa do Arcanjo. E dizia que em honra de tão importante príncipe, dever-se-ia oferecer a Deus algum louvor ou algum dom especial” (2Cel 197).

Foi numa dessas quaresmas que nosso seráfico pai Francisco recebeu os sagrados estigmas: “Após múltiplos trabalhos, enfim, Francisco foi conduzido pela Divina Providência, dois anos antes de sua morte, até um eremitério muito alto chamado Monte Alverne. Tinha começado, segundo seu costume, o jejum quaresmal em honra de São Miguel, quando começou a sentir-se inundado de extraordinária suavidade celeste, cumulado das mais copiosas graças do Céu. (…) e eis que viu descer do alto do céu um Serafim de seis asas brilhantes como o fogo. Ao desaparecer aquela visão, deixou no coração de Francisco um ardor admirável e imprimiu em seu corpo uma imagem não menos maravilhosa, pois no mesmo instante começaram a aparecer em suas mãos e pés os sinais dos cravos, iguais em tudo ao que antes havia visto na imagem do Serafim crucificado” (LM 13,2-3).

Do Príncipe dos Exércitos Celestes também escreve S. Boaventura: “São Miguel, sobretudo, a quem cabe o papel de introduzir as almas no Paraíso, era objeto de uma devoção especial em razão do desejo que tinha o santo de salvar todos os homens” (LM 9,3).


Mosteiro Maria Imaculada

Categorias

Tags: