Indulgência Plenária do Presépio

“Um dos requisitos é visitar uma igreja franciscana e rezar diante do presépio”


Em comemoração aos 800 anos da aprovação da Regra de São Francisco, a Família Franciscana solicitou e recebeu uma maneira única de os católicos obterem uma indulgência plenária. De 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, até 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor, os católicos podem receber uma indulgência plenária se rezarem diante de um presépio em uma igreja franciscana.

Em abril, a Família Franciscana – uma entidade que representa todos os grupos religiosos inspirados pelo carisma de São Francisco – solicitou ao Papa Francisco que permitisse indulgências plenárias em comemoração ao seu octocentenário. No pedido, os franciscanos escreveram que a oferta de indulgências plenárias agiria “a fim de promover a renovação espiritual dos fiéis e aumentar a vida de graça”.

Em 4 de outubro, a Família Franciscana anunciou que a Santa Sé havia “acolhido favoravelmente o pedido”.

Eles escreveram: “Portanto, em todas as igrejas que nos foram confiadas para o cuidado pastoral, será possível que todos os fiéis recebam a indulgência plenária, sob as condições habituais, de 8 de dezembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024.”


Como obter a indulgência plenária

Para se qualificar para a indulgência plenária, o fiel deve visitar uma igreja franciscana e rezar diante do presépio ali existente. Por isso, todos os presépios franciscanos permanecerão montados até a Festa da Apresentação de Jesus, em 2 de fevereiro, e não até a Festa da Epifania, em 6 de janeiro.

Além disso, é preciso seguir os outros requisitos da Igreja para se obter as indulgências plenárias, ou seja:

 confissão sacramental, rejeitando qualquer apego ao pecado, mesmo que seja venial;
 comunhão eucarística, preferencialmente na Santa Missa;
 oração nas intenções do Papa, por exemplo, um Pai Nosso e uma Ave Maria, mas podendo ser outras orações conforme a piedade e devoção.


Fonte: Aleteia

Categorias

Tags: