Imaculada, Rainha da Ordem Seráfica

“Vamos! Torna retas tuas intenções, faze o bem, ama o bem, mas unicamente por causa de Deus, de Deus somente. Procura imitar a perfeitíssima e Imaculada Virgem Maria sempre aspirando aos carismas maiores.”


(Das Meditações de São Francisco Antônio Fasani, OFM)

Um modelo claríssimo de santidade nos é proposto na Virgem Imaculada que, desde o primeiro instante de sua conceição, surgiu para o mundo qual oceano sem limites de perfeição e de virtude. Primogênita entre todas as criaturas, foi sempre puríssima e perfeitíssima; seus pensamentos, afetos e desejos, suas ações foram sempre ornadas de admiráveis virtudes e daí exalava-se um suave perfume ao redor como de perfumadíssimas flores, sem que hálito profano algum lhe prejudicasse a beleza. Por toda a sua vida foi um ser ordenadíssimo em que a natureza e a graça sempre estiveram em admirável acordo e o espírito e a carne, as potências superiores e inferiores se harmonizaram perfeitamente com a justiça original.

Tu, ao invés, em tua vida, te manchaste de muitas culpas. Quanta negligência na observância da lei divina, quantos preceitos transgredidos, quantos deveres deixados de lado! Vê que áspera luta se trava em ti mesmo, como os sentidos se rebelam à razão e a carne ao espírito! Quantas vezes tornaste infrutífero o dom precioso da graça! Há tanto tempo o Senhor te repete o desejo ardente que tem de tua salvação e tu contradizes ao seu querer, rejeita suas inspirações, resistes à sua graça. E, se, às vezes, segues seus convites, não correspondes, porém, aos fins altíssimo da sua Providência.

Tudo isso provém da falta de espírito de oração. Até da parte dos eclesiásticos estuda-se Deus, ensina-se Deus, discute-se sobre Deus; nos Evangelhos, nas Escrituras lê-se sobre Deus. E no entanto o espírito permanece árido, sem devoção. Muita ciência, nada de oração! Todo o alimento é para o inteligência e nada para a vontade!

Pensa bem como a tua dependência do Senhor é essencial, absoluta, contínua. Por que, então, não ficas com o olhar dirigido ao céu a fim de louvar, bendizer e glorificar a Bondade divina? Se tu direcionasses todas as coisas a Deus, te tornarias santo. Vamos! Torna retas tuas intenções, faze o bem, ama o bem, mas unicamente por causa de Deus, de Deus somente. Procura imitar a perfeitíssima e Imaculada Virgem Maria sempre aspirando aos carismas maiores.

Se tu falasses a língua dos Anjos, se conhecesses os segredos da mente de Deus, se ao teu aceno os mortos ressuscitassem, tudo isso não te seria mais válido do que um só grau de graça santificante. São dignas de apreço as virtudes cardeais (prudência, temperança, fortaleza e justiça), mas ainda mais as virtudes teologais (fé, esperança e caridade). É preciosa a fé, preciosa a esperança, mas entre elas a maior é o amor que comporta os dons do Espírito Santo.


(Novena da Imaculada, Lucera, ed. 1973, passim)

Tags: